Rosa Weber é eleita presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido como vice

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleita a nova presidente da Corte Suprema nesta quarta-feira, 10. A eleição feita entre os 11 ministros é apenas uma formalidade, pois a tradição indica o ministro mais antigo da casa que ainda não presidiu o tribunal. Ela assume o comando da Corte em 12 de setembro.

“Em especial, nestes tempos tumultuados que estamos vivendo, o exercício deste cargo é um imenso desafio, como Vossa Excelência pode atestar, ministro Luiz Fux, atual presidente do STF”, disse a ministra. “Vou procurar desempenhá-lo com toda a serenidade e com a certeza do apoio de Vossas Excelências, que, para mim, será fundamental, e sempre na defesa da integridade, e na soberania da Constituição e do regime democrático.”

Já o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido como vice-presidente do STF. Rosa Weber se referiu ao magistrado como generoso, competente e amigo. Além disso, afirmou ser uma sorte tê-lo ao seu lado. A ministra também disse estar honrada com os votos de confiança dos ministros.

“Os votos realçam o que realmente importa: a instituição STF. Na verdade, é a ideia matriz que está na Bíblia. Eclesiastes, uma geração vem, outra geração vai, mas à terra permanece”, explicou.

Quem é Rosa Weber

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a ministra é formada em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971. Rosa foi juíza do Trabalho entre 1981 e 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Além disso, presidiu o TRT no biênio de 2001 a 2003.

De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho, até ser nomeada para o STF, onde foi empossada em setembro de 2011. A magistrada também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral de 2018 a 2020. No último biênio, ao lado do ministro Fux, atuou na vice-presidência da Corte.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR