Ministro da economia pondera que a economia brasileira está à frente se comparada a alguns dos países mais desenvolvidos
Atualmente em 9,3%, a taxa de desemprego pode cair para 8% antes do fim do ano, disse nesta quarta-feira (10) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele também prometeu crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
As declarações foram dadas na abertura do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília (DF).
“Antes de o ano acabar nós estamos descendo [a taxa de desemprego] para 8%. Vamos terminar o ano com o menor desemprego que já vimos nestes últimos 10, 15 anos”, declarou.
Ainda segundo o ministro, o Brasil está entrando num longo ciclo de investimentos. Ele pondera que a economia brasileira está à frente se comparada a alguns dos países mais desenvolvidos, que, segundo ele, estão entrando em recessão.
Para Guedes, a economia nacional também está melhor do que a de vizinhos latino-americanos, que estão “desmanchando”, nas palavras do ministro.
“Tem uma avalanche de investimentos vindo para o Brasil. É claro que, se fizer muita besteira, destrói, mas o Brasil não depende mais de governo para fazer investimento. O Brasil está em um longo ciclo de crescimento. Criamos um ambiente de negócios que já tem contratos de R$ 890 bilhões. É 10 vezes o que um ministro investe”, ressaltou.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desemprego atingiu, no trimestre encerrado em junho, o menor nível para o período em sete anos. Guedes atribuiu parte da recuperação do mercado de trabalho à melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocracia.