Homem que xingou presidente da Funai em evento é servidor exonerado do órgão

Ricardo Henrique Rao disse que Marcelo Xavier é responsável pela morte de Dom Phillips e de Bruno Pereira

Ricardo Henrique Rao, indigenista que xingou o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, durante um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), é servidor exonerado do órgão.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 22, ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, Xavier qualificou as ofensas de Rao como “lamentáveis” e “bizarras”. “Essa situação foge a qualquer tipo de protocolo diplomático e vai contra qualquer possibilidade de diálogo democrático”, afirmou. “Ficou claro que esse movimento foi previamente preparado.”

No evento, o indigenista acusou Xavier de ser responsável pela morte de Bruno Pereira e Dom Phillips. “Você é um miliciano, bandido”, disse, em direção ao presidente da Funai. “Vai embora, mesmo.”

Xavier disse também que Rao faz parte de uma associação indigenista que é financiada por fundações internacionais, como a Open Society, do bilionário George Soros, e a Fundação Ford. “Organizações internacionais estão bancando cartilhas que denigrem a imagem do Brasil no exterior”, afirmou.

O caso Bruno Pereira e Dom Phillips

No início do mês passado, o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram no Vale do Javari, no Amazonas. Alguns dias depois, os corpos dos dois foram encontrados na Floresta Amazônica, depois de um dos suspeitos relatar o local onde havia enterrado os cadáveres.

A Justiça Federal prendeu quatro investigados pelos assassinatos: Amarildo da Costa Oliveira, Oseney da Costa Oliveira, Jeferson da Silva Lima e Rubens Villar Coelho, o “Colômbia”.

De acordo com as investigações, Bruno teria contrariado o interesse de Colômbia, que tem dupla nacionalidade — brasileira e peruana. Ele usa a venda de animais para lavar dinheiro obtido com o tráfico de drogas no Peru e na Colômbia, que fazem fronteira com a região do Vale do Javari.

COMPARTILHAR