Alexandre de Moraes prorroga inquérito das fake news

A decisão foi anunciada no mesmo dia em que o PT e sua coligação dos partidos de esquerda tiveram um encontro com o ministro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito das Fake News. O inquérito investiga a existência de milícias digitais antidemocráticas.

No despacho, publicado nesta terça-feira, 12, o ministro levou em consideração a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que o PT e sua coligação dos partidos de esquerda tiveram um encontro com o ministro.

A reunião vai tratar da “violência nas eleições” e do assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), no domingo.

Representantes do PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade também pretendem falar com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para discutir o envio à Justiça Federal do caso envolvendo a morte de Arruda.

Comissão Interamericana pediu explicações sobre inquérito das fake news

Em junho deste ano, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu esclarecimentos sobre o inquérito das fake news nesta sexta-feira, 10, ao advogado Emerson Grigollette, autor de um pedido à Corte estrangeira.

Em 2020, Grigollette acionou a CIDH para defender o jornalista Bernard Kuster, que foi alvo da investigação. Entre outras reivindicações, a defesa busca acesso ao inquérito, que permanece sob sigilo desde sua abertura, em 2019.

COMPARTILHAR