William Waack exibe fake news sobre político ao vivo durante programa na CNN Brasil e é desmentido na web pela emissora
Nesta quinta-feira (07), William Waack, jornalista militante que constantemente enche a boa pra proferir críticas e inalações contra o presidente Jair Bolsonaro, deu o que falar ao repercutir uma fake news durante seu programa na CNN Brasil. Ao comentar a renúncia do agora ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, o jornalista citou uma paródia da BBC, dizendo que o político havia ido para a praia após renunciar.
“[Boris Johnson, fica] Interinamente até a eleição de um novo líder cuja data ainda não tá marcada. O que que vocês acham que ele foi fazer logo depois de anunciar que ele renunciava? Dá uma espiada”, comentou o apresentador, sorrindo e com uma voz sarcástica ao comentar o ato, falso.
Em seguida a atração exibiu uma captura de tela de um tweet de uma página intitulada ‘BCC News’, que possui um ícone vermelho semelhante à BBC, mas troca dois Bs por dois Cs. Sem saber que estava comentando sobre uma inverdade, o jornalista até criticou o político pela atitude.
“Ele foi tomar um banho de mar. Ele é um pânico, né? Para dizer o mínimo. Hein Lourival?! Devo dar crédito a quem merece, essa imagem foi divulgada pela BCC, lá na Grã-Bretanha. Ele dá um pulinho dentro d’água. Ele sempre foi muito nesse sentido, vai?! […] Um tremendo cínico, até para os padrões tradicionais da política britânica”, detonou William Waack.
Já na madrugada desta sexta-feira (08), o canal se pronunciou em seu site, assumindo o erro de ter disseminado a fake news durante a atração. “Erramos: Boris Johnson não foi à praia após renúncia. A informação incorreta foi veiculada pelo jornal após reproduzir um tuíte do perfil BCC News, que parodia a BBC”, diz o canal em nota.