5G: ‘Brasil será o país com a maior cobertura do mundo’, diz ministro

Internet de alta velocidade começou a funcionar hoje, em Brasília

A rede 5G de alta velocidade começou a funcionar oficialmente no Brasil nesta quarta-feira, 6. A primeira cidade a receber a tecnologia foi Brasília.

O Brasil realizou um leilão não arrecadatório, em novembro de 2021. “Ao invés de as empresas pagarem para adquirir as faixas de transmissão, elas ficaram obrigadas a fazer investimentos”, observou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

O leilão na maior parte do país foi vencido pelas operadoras Vivo, Claro e Tim, mas também possibilitou a chegada de outras seis empresas. Com isso, o investimento feito pelas operadoras foi maior que o previsto inicialmente pelo governo federal.

“Em Brasília, esse investimento para a instalação de antenas foi três vezes maior do que o previsto no leilão”, disse o ministro. Da mesma forma, isso está ocorrendo em outras capitais brasileiras. “Isso amplia a conexão, permitindo que tenhamos um 5G muito mais rápido funcionando nas capitais do que se previa.”

Ainda de acordo com o governo federal, 5.570 cidades brasileiras vão receber a internet de alta velocidade. Nas áreas remotas, as operadoras ficaram obrigadas a levar a conexão 4G. “O Brasil será o país com a maior cobertura 5G entre todos os países do mundo”, afirmou Faria.

Em relação à segurança, o ministro disse que o Brasil possui uma rede privativa governamental, para separar a conexão pública da privada. Bancos públicos, ministérios, o Congresso e outros órgãos governamentais vão se conectar por outro aparelho funcional, com restrições às empresas que fornecem os equipamentos.

“Criamos isso para acabar com a discussão geopolítica onde a gente atendeu a todos sem que fosse prejudicada a implementação do 5G no país”, explicou Faria.

COMPARTILHAR