Um artigo publicado na revista científica PhytoKeys descreve uma descoberta fascinante feita na Indonésia: uma planta carnívora que captura suas presas por meio de jarros que crescem no subsolo, possibilitando que ela se alimente de criaturas subterrâneas, como vermes, larvas e até mesmo insetos grandes, como besouros.Nepenthes pudica, descoberta na Indonésia, é a primeira planta carnívora a devorar presas capturadas no subsolo.
Jarro é a designação da armadilha de queda que as plantas carnívoras fazem para prender seus alimentos, que nada mais é do que um inchaço que se forma nas nervuras médias das folhas. No entanto, esse mecanismo nunca havia sido observado embaixo da terra com a capacidade de reter presas tão grandes.
Denominada Nepenthes pudica, a planta forma brotos subterrâneos especializados com folhas pequenas, brancas e livres de clorofila, de acordo com os pesquisadores. Segundo o artigo, os jarros dessa espécie são muito maiores que as folhas e têm uma coloração avermelhada.