Em sua tradicional live realizada nesta quinta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro utilizou reportagens para revelar quem são os nove governadores que estão ‘lutando com unhas e dentes’, em uma tentativa nefasta para impedir a queda dos valor dos combustíveis, do gás de cozinha e da energia elétrica.
A redução que já ultrapassa R$ 1,50 em alguns estados, e que tende a ser ainda maior, é observada na maior parte do país, após a entrada em vigor, no início da semana, da nova lei que zerou o valor dos impostos federais e estabeleceu um teto de 17% no valor do ICMS, padronizando a cobrança nos estados. Há, entretanto, uma resistência por parte de governadores de partidos de esquerda, todos da região Nordeste.
“Esses nove governadores entraram na justiça para não diminuir o preço dos combustíveis. E são dos seguintes estados: Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Ou seja, os governadores do Nordeste estão unidos contra você, contra o contribuinte, contra o trabalhador. Esse pessoal que diz que está ajudando o pobre, mentira. Ele quer mais que o pobre se exploda. E eu confirmei essa notícia aqui”, disse o presidente, mostrando uma matéria em que Rui Costa, o governador petista da Bahia diz que não vai respeitar a nova lei.