Conforme noticiado pelo Olhar Digital, em meados de março, um morador da zona rural de São Mateus do Sul, município paranaense localizado a 150 km da capital Curitiba, encontrou um estranho objeto de metal retorcido em sua propriedade. Após análises, a Agência Espacial Brasileira (AEB) revelou, esta semana, que a peça literalmente “caiu do céu”: trata-se de lixo espacial.
Quando o mecânico e agricultor João Ricardo Pacheco Portes se deparou com aquilo em suas terras, a princípio pensou que poderia ser uma barraca. Mas, ao se aproximar mais, percebeu que o objeto era metálico e muito grande. Então, ele logo se lembrou que, uma semana antes, havia escutado um forte estrondo provocado pela reentrada na atmosfera da Terra de um foguete Falcon 9, da SpaceX, e que foi ouvido em toda a região Sul do Brasil.
Por isso, a AEB foi chamada para examinar a peça. A visita contou com um técnico e um profissional de comunicação – ambos de Brasília -, que protegeram o local com um cordão de isolamento a fim de proceder com as investigações para determinar se a origem do objeto seria, de fato, um foguete da SpaceX.