Ex-assessor de Gabriel Monteiro estava sem cinto de segurança

Ocupante do banco do carona prestou depoimento sobre acidente que matou Vinícius Witeze

A outra ocupante do veículo que capotou com Vinícius Hayden Witeze, ex-assessor do vereador Gabriel Monteiro, relatou em depoimento à 110ª DP (Teresópolis – RJ) que tanto ela quanto o amigo estavam sem cinto de segurança no momento do acidente. A vítima, que não teve o nome divulgado, suspeita que o carro tenha sido abastecido com combustível adulterado, pois vinha apresentando problemas ao longo do percurso. O acidente ocorreu na Região Serrana do Rio de Janeiro, durante a noite do último sábado (28), culminando na morte de Vinícius.

De acordo com informações obtidas pela CNN Brasil, Vinícius e sua amiga saíram do Rio de Janeiro para passear em Nova Friburgo, também na Região Serrana, e já na ida para a cidade o automóvel começou a apresentar dificuldades de desenvolvimento. Na volta, eles decidiram passar por Teresópolis, para conhecer o percurso. Eles abasteceram nas duas cidades, na primeira em um “posto de confiança”, na segunda vez em um “sem bandeira confiável”.

“Assim que reabasteceram [em Teresópolis], o carro já começou a ratear novamente, fortalecendo que o problema era realmente a qualidade da gasolina”, diz trecho do documento.

A vítima contou que a estrada estava escura, mal sinalizada e que Vinícius dirigia em marcha lenta devido aos problemas no veículo. Ela afirma ter chegado a pedir ao motorista para ser cauteloso, mas relatou que nenhum dos dois colocou o cinto de segurança na ocasião.

“Que então em um determinado momento, não consegue se lembrar como foi o ocorrido, o carro já estava capotando. (…) Que acredita que Vinícius não enxergou a curva, acreditando ser uma reta em razão da falta de sinalização adequada da estrada, além da escuridão. Que, durante todo o trajeto, Vinícius chegou a se queixar da falta de sinalização da estrada e que esta era muito perigosa”, declarou.

Vinícius morreu instantaneamente, mas a outra ocupante do carro foi jogada para o banco de trás no momento do acidente. Ela foi levada ao Hospital das Clínicas de Teresópolis com ferimentos, porém consciente. Ela mesma descartou qualquer tipo de intervenção de terceiros no incidente.

Os policiais confirmaram que tudo indica que o motorista perdeu o controle da direção quando entrou em uma curva na rodovia. No entanto, as circunstâncias do acidente serão investigadas. Isso porque Witeze vinha dizendo que sofria ameaças e andava com escolta.

Vinícius foi o responsável por fazer as denúncias contra Gabriel Monteiro, que será julgado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador lamentou o acidente e previu que a responsabilidade pode cair sobre ele.

“Quem me conhece sabe que não desejo mal a ninguém. (…) Após tentarem me forjar em estupros, pedofilias, assédios, e mil outros crimes, vão falar que eu o matei. De coração, que ele esteja com Deus. Imagino a dor dos seus pais, pessoas maravilhosas”, assinalou Monteiro.

COMPARTILHAR