Estados Unidos têm 12 casos confirmados de varíola dos macacos

Informação é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que registrou 12 casos de varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela agência de notícias EFE nesta segunda-feira (30).

De acordo com o CDC, o primeiro caso confirmado foi em 18 de maio, em um homem de Massachusetts, que havia feito uma viagem ao Canadá dias antes. Após o primeiro caso, foram notificados mais situações da doença na Flórida, Colorado, Califórnia, Utah, Washington, Nova York e Virgínia.

Os sintomas da varíola das macacos são parecidas com a varíola já erradicada: febre, dor de cabeça e muscular, calafrios e fadiga. Além desses sintomas, a doença também causa pequenas erupções na pele.

No Brasil, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) monitora o possível primeiro caso da doença no país. O paciente suspeito está em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e apresentou os sintomas três dias após chegar de Portugal.

Até o momento, a Europa tem quase 70% dos casos registrados na Espanha, Reino Unido e Portugal. Na América do Sul, somente a Argentina tem casos confirmados. Segundo o Our World in Data, da Universidade John Hopkins, ao menos 430 registros já foram relatados fora da África Central e Ocidental, onde a varíola dos macacos costuma ser endêmica (quando a aparição é comum).

Fonte: Rede TV

COMPARTILHAR