No interior paulista, bilionário discutiu com o presidente iniciativa de conectividade usando satélites de sua empresa, a SpaceX
O bilionário Elon Musk participou de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira, 20, em Porto Feliz, no interior de São Paulo. A visita do empresário teve como motivo um acordo em projeto para levar conectividade a regiões remotas da Amazônia.
Musk usou sua conta no Twitter, plataforma que vem negociando a compra, para comentar sobre a visita ao Brasil.
“Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu o bilionário.
Sobre o projeto na Amazônia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu em janeiro o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX.
Assim, a empresa de transporte espacial de Elon Musk pode oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027. A autorização da Anatel foi concedida após reunião de Fábio Faria, ministro das Comunicações, com o empresário nos EUA, em novembro.
Já em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas também informou que vem mantendo contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa no Estado.
Bolsonaro sobre Musk: ‘mito da liberdade’
Em depoimento nas redes sociais, Bolsonaro falou sobre o encontro com o empresário de origem sul-africana.
“A questão da Amazônia, para nós, é importante. Nós pretendemos e contamos com Musk para que a Amazônia seja conhecida por todos para mostrar a exuberância, o quanto é preservada por nós e o quanto as mentiras que espalham são prejudiciais”, comentou o presidente.
“Hoje em dia, poderíamos chamar Musk de ‘mito da liberdade’. O exemplo que nos deu, para nós, foi como sopro de esperança. O mundo todo passa por pessoas que tem vontade de roubar a liberdade de nós, e a liberdade é a semente para o futuro. Ele veio para nosso país demonstrando o que pretende deixar para nós, sua passagem já é algo que nos marcara, em especial a mim.”