Líder católico foi presos por apoiar grupo que fez manifestações por democracia
Autoridades de Hong Kong prenderam um ex-bispo católico de 90 anos, por apoio a um grupo pró-democracia, na região que tem sido disputada pelo controle ad ditadura chinesa.
O ex-bispo Joseph Zen, foi detido devido ao seu papel como administrador do grupo 612 Fundo de Ajuda Humanitária, de acordo com o National Catholic Register.
Através do fundo, o cardeal ajudou a pagar honorários advocatícios para pessoas que participaram de protestos pró-democracia em 2019.
Nas redes sociais, usuários e líderes estão pedindo um posicionamento da Igreja Católica em favor do cardeal, além de pedirem orações.
Sam Goodman, diretor de política e advocacia da Hong Kong Watch, disse ao The Globe and Mail que espera que o Vaticano não apenas condene a prisão do cardeal, mas peça sua imediata liberdade.
“Esperamos que o Vaticano não apenas condene a prisão do Cardeal Zen e peça sua libertação ao lado dos outros ativistas, mas também reconsidere seu silêncio em relação à prisão em curso. violações dos direitos humanos em Hong Kong e na China”, disse.