Documento pede que graça seja estendida a Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Roberto Jefferson
A Associação Paulista de Imprensa pediu um indulto ao jornalista Wellington Macedo nesta segunda-feira, 9. O documento faz um apelo ao presidente Jair Bolsonaro e cita a graça dada ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
Em 3 de setembro, Macedo foi preso no âmbito do inquérito que apura supostos financiamentos ilegais à manifestação do Dia da Independência, a favor do governo. A investigação é conduzida pelo Supremo Tribunal Federal.
“O jornalista foi vítima de um atentado contra sua dignidade humana, pois foi encarcerado inocente”, ressalta a associação, no pedido a Bolsonaro. “É aviltada sua liberdade para sangrar de morte o seu inalienável direito à vida.”
No documento, a associação destaca que Macedo e sua família foram vítimas de “assédio moral e social”. O jornalista teria tentado ainda se matar, conforme a nota. “Seu único crime foi ter liderado a Marcha da Família pela Liberdade das igrejas cristãs e ter entrevistado o cantor sertanejo Sérgio Reis.”
Os signatários da solicitação pró-Wellington Macedo pedem que Bolsonaro estenda a graça aos jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, além do ex-deputado Roberto Jefferson, que estão na mira da Suprema Corte.