Daniel Silveira mantém interesse em concorrer ao Senado Federal

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) reafirmou a aliados durante as manifestações que pretende concorrer ao Senado Federal nas eleições deste ano. A informação é do site O Antagonista.

Entretanto, o parlamentar encontra um sério obstáculo. No mês passado, ele foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a condenação veio também a perda dos direitos políticos e uma multa de quase R$ 200 mil.

No dia seguinte a condenação, o parlamentar recebeu o benefício de “graças” do presidente da República, Jair Bolsonaro, que o livrou da cadeia. Não obstante, alguns membros do STF defendem que, independente do perdão presidencial, os direitos políticos foram cassados automaticamente após a decisão da Corte.

Por outro lado, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defende que a última palavra acerca deste tema seja dada pelo Poder Legislativo.

De qualquer forma, a pretensão de Daniel Silveira de se tornar senador não é um mero movimento para tentar um cargo político de maior patente. É o Senado Federal o responsável por investigar o STF e até julgar pedidos de impeachment dos ministros da Corte. Na eventualidade de ser eleito para o Senado, o parlamentar poderia incomodar ainda mais os seus desafetos dentro do STF.

COMPARTILHAR