Aviso a Bolsonaro? “Aqueles que pretenderem colocar em dúvida o pleito eleitoral serão combatidos”, ameaça Moraes

Em um tom ameaçador, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira que a Corte utilizará a “força da Constituição e da lei” para punir, inclusive com cassação, políticos que disseminarem notícias falsas por meio de “milícias digitais” nas eleições deste ano.

A declaração foi proferida pelo magistrado durante um seminário promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

“Não iremos aceitar milícias digitais, fake news e notícias fraudulentas sobre supostas fraudes nas eleições. (…) E aqueles que pretenderem, de qualquer forma, colocar em dúvida o pleito eleitoral, atacar a democracia, serão combatidos com a força da Constituição e a força da lei, e com a independência e a autonomia do Judiciário” — afirmou.

Ao mencionar a possibilidade de cassação de candidatos que infringirem regras, Alexandre de Moraes usou como exemplo a decisão do TSE, de outubro do ano passado, de suspender o diploma de um deputado estadual do Paraná, que questionou a lisura das urnas eletrônicas por meio de vídeos nas redes sociais, em 2018.

Fernando Francischini (PSL) teve 428 mil votos, líder da preferência do eleitorado no estado, e perdeu o cargo em outubro do ano passado.

COMPARTILHAR