‘Ninguém me procurou para pedir para tirar o Daniel Silveira da CCJ’

Líder do PTB na Câmara, Paulo Bengtson afirma que não foi procurado por nenhum deputado federal. Decisão de retirada de membros das comissões é dos líderes partidários

Líder do PTB na Câmara, Paulo Bengtson afirma que não foi procurado por nenhum deputado federal para questionar a permanência de Daniel Silveira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O deputado eleito pelo Pará falou à Revista Oeste na manhã desta sexta-feira, 29.

“Ninguém me procurou para pedir para tirar o Daniel Silveira da CCJ”.

A prerrogativa de inclusão de membros nas comissões da Casa é dos líderes partidários — por analogia, a retirada também. Segundo Paulo Bengtson, não há elementos legais que embasem a retirada do parlamentar pelo Rio de Janeiro da CCJ e nem desejo político de fazê-lo.

“Daniel atende a todos os requisitos para estar nas comissões em que se encontra. Não vamos tirá-lo de lá.”

Questionado sobre se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ou o presidente da CCJ, Arthur Maia (União Brasil), o procuraram para tratar do assunto, o líder do partido repetiu que nenhum parlamentar o havia buscado para falar sobre o tema.

Paulo Bengtson, defensor das prerrogativas parlamentares no caso de Daniel Silveira, acrescenta que o assunto está pacificado e que não existirão mudanças. “É uma decisão discricionária das lideranças a escolha de presidentes e membros de comissões e isso tem sido respeitado.”

O PTB conta atualmente com três deputados federais: além de Paulo Bengtson e Daniel Silveira, Soraya Manato. A sigla tem cadeiras vazias nas comissões, em razão da baixa quantidade de parlamentares na Câmara com que ficou após a janela partidária, período em que deputados — federais e estaduais — podem trocar de legenda sem perder o mandato, e que terminou no dia 1º deste mês.

As cadeiras vazias, conforme apuração da reportagem, serão oferecidas a partidos que tenham afinidade com a linha de trabalhos legislativos do PTB.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR