Em uma palestra nesta sexta-feira, ministro rebateu notícia de que o STF pretenda arquivar a investigação
Nesta sexta-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre a possibilidade de encerrar o inquérito das fake news e negou que isso vá acontecer. De acordo com ele, as investigações estão chegando “nos financiadores” dessas notícias falsas.
As declarações foram dadas durante uma palestra promovida pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
“A desinformação é tanta que até a imprensa tradicional repete fake news. Hoje, saiu uma notícia dizendo: “Supremo quer arquivar inquérito das fake news”. Isso é uma fake news. O Supremo não quer arquivar inquérito das fake news nenhum, porque estamos chegando, no momento, em todos os financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que por vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando”, apontou.
Durante a palestra, o ministro do STF ainda falou quais são os objetivos desses grupos que promovem fake news.
“Uma [das finalidades] é a tomada de poder, a tomada de poder não democrática, tomada de poder autoritária, mas sempre a tomada de poder, sem controle, sem limites. Mas sempre com a tomada de poder vem a finalidade econômica, ganhar dinheiro. As pessoas estão enriquecendo. Isso se repetiu de várias e várias formas. Isso vem se repetindo, e foi possível, a partir dessas investigações, verificar o modus operandi”, ressaltou.