Deputado já chegou a ocupar vice-liderança do governo e havia deixado a função em 2020
O presidente Jair Bolsonaro indicou o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) para assumir um dos postos de vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. O parlamentar chegou a ocupar a função até julho de 2020, quando se afastou após fazer duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Comunico que entreguei no final da tarde meu pedido de afastamento da vice-liderança do governo na Câmara. Minhas opiniões sobre o sr. Alexandre de Moraes são única e exclusivamente de minha responsabilidade, não sendo eu porta voz do presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Otoni em suas redes sociais, na ocasião.
A indicação de Otoni foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União. Atualmente, o líder do governo na Câmara é o deputado Ricardo Barros (PP-PR) e há ainda 14 vice-líderes. O regimento interno da Câmara permite ao presidente da República indicar até 15 vice-líderes dentre os integrantes dos partidos que o apoiam.
Em julho de 2020, Otoni publicou dois vídeos com diversas críticas ao ministro Alexandre de Moraes. Nas publicações, o deputado chamou Moraes de “lixo”, “canalha” e “esgoto do STF”. Com a repercussão, o deputado pediu afastamento do cargo de vice-líder por considerar que teriam tentado associar seus comentários a Bolsonaro.