Menino nasce com dois pênis e passa por cirurgia para retirar o maior; entenda

Caso foi publicado na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology. Médicos optaram pela retirada do pênis menos funcional. Caso ocorreu em São Paulo (SP)

Um caso raro e inusitado foi registrado em São Paulo (SP) e publicado na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology. Um menino brasileiro de dois anos nasceu com dois pênis e foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um deles. O caso foi descrito por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A condição, denominada de difalia, afeta um em cada seis milhões de homens no mundo. A condição pode ser parcial, quando um pênis é muito menor ou deformado; apenas com a duplicação da glande; ou completa, quando ambos os órgãos são bem desenvolvidos, como ocorreu no caso do menino.

Segundo o que foi descrito no artigo publicado na revista, os dois pênis da criança eram semelhantes e funcionais. Por isso, inicialmente a equipe planejava preservar o maior, do lado esquerdo. A mãe do menino alertou à equipe, no entanto, de que o filho urinava apenas pelo pênis menor.

Após uma bateria de exames, foi comprovado que a uretra do maior era muito estreita para a passagem da urina. Os médicos optaram, então, pela funcionalidade e não pelo tamanho, com a remoção completa do órgão maior. O artigo não detalha por que a família demorou dois anos para fazer a cirurgia ou se o paciente terá dificuldade para ter ereções no futuro.

Com informações do portal Metrópoles

COMPARTILHAR