O deputado federal pelo Ceará, André Fernandes, acionou o Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (19) contra a jornalista Vera Magalhães por xenofobia.
A ação foi movida depois que Vera, segundo o parlamentar, desqualificou hospitais do Nordeste com tom preconceituoso. Durante o programa Jornal da Cultura, a jornalista falava sobre “colapso” na saúde brasileira.
“Conversei com um médico do Sírio-Libanês, não de um hospital lá do meio do Nordeste, um hospital público, mas um hospital de elite da capital do principal Estado do Brasil. Ele me falou: ‘Vera, nós estamos intubando pacientes no leito, no quarto’. Isso é barbárie, é colapso no principal hospital particular da cidade de São Paulo”, disse Vera.
A fala da jornalista teve repercussão negativa na internet. Ela está sendo acusada de xenofobia. A ação do deputado tem como base o artigo 140, § 3º, do Código Penal, que prevê pena de 1 a 3 anos de prisão (“reclusão”), além de multa, para injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
“Qual o problema do hospital ser ‘do meio do Nordeste’? Por que a diminuição de um hospital simplesmente por ele estar em uma região do país?
Não tem outra justificativa: é xenofobia! Tomarei ainda hoje todas medidas cabíveis contra Vera Magalhães! RESPEITA O MEU NORDESTE!”, informou André Fernandes em uma rede social.