Trata-se de um ‘plano B’, caso André Mendonça peça vista do caso
Nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam antecipar seus votos sobre o caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), caso André Mendonça peça vista do processo, informou nesta terça-feira, 19, o portal Uol.
Hoje, a Corte vai se debruçar sobre o processo envolvendo o parlamentar. A expectativa é que Silveira seja condenado, em virtude de críticas que fez ao STF. O congressista, que pretende disputar o Senado neste ano, pode ficar inelegível.
Desde que a ação de Silveira chegou ao STF, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro levantaram a possibilidade de o ministro Mendonça suspender o julgamento, ao pedir vista. O processo só volta quando o ministro quiser.
Caso os ministros antecipem seus votos, a medida teria um efeito mais simbólico que prático — demonstraria a unidade do STF contra Daniel Silveira, fortaleceria a posição de Moraes e tentaria isolar Mendonça no julgamento.
No início deste mês, Mendonça e Nunes Marques foram os únicos que divergiram do entendimento do relator do processo, Alexandre de Moraes, segundo o qual Silveira tinha de cumprir medidas cautelares.
O deputado é investigado em inquéritos movidos pela Corte. Juristas ouvidos pela Revista Oeste afirmam que as investigações são inconstitucionais.