‘Partidos do atraso’ – PT, PCdoB e PV fazem federação partidária “Brasil da Esperança”

Legendas passarão a atuar de forma conjunta

Nesta segunda-feira (18), as siglas de esquerda PT, PCdoB e PV fizeram o registro do estatuto e do programa da federação partidária, que foi intitulado “Brasil da Esperança”. As legendas passarão a atuar de forma unificada no Congresso e na sociedade, tanto na legislatura quanto nas eleições, por no mínimo quatro anos.

Segundo nota conjunta, o objetivo da união é “libertar” o país do que chamam de “desastroso governo da extrema da direita”. As siglas afirmam que pretendem promover “a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do [ex-]presidente Lula e sua base parlamentar”.

“Tendo em vista essa gigantesca tarefa, a Federação terá que, em torno da liderança do ex-presidente Lula, agregar, reunir e mobilizar amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que o povo e a democracia sejam vitoriosos nas eleições de outubro”, acrescenta a nota, que foi assinada pelos presidentes dos partidos envolvidos.

O documento diz ainda que a federação buscará “eleger grandes bancadas progressistas para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas, bem como um expressivo número de governadores/as, criando as condições para que o governo eleito por essa ampla aliança tenha as condições para promover as mudanças e grandes transformações de que o país necessita”.

A primeira presidente do “Brasil da Esperança” será a deputada Gleisi Hoffmann, dirigente nacional do PT. Caberá a Luciana Santos (PCdoB) ser a primeira vice-presidente, e a José Luís Penna (PV) ser o segundo vice. Após mandato de um ano, os dirigentes dos partidos revezarão na presidência da federação, podendo ser reconduzidos ao cargo em caso de decisão unânime.

Com informações do Pleno News

COMPARTILHAR