Contra Tebet, Renan Calheiros defende apoio do MDB a Lula

Senador afirmou que Lula seria o único nome para “fazer o enfrentamento” contra o presidente Jair Bolsonaro

No xadrez político para a eleição presidencial de 2022, o MDB parece ainda não ter certeza sobre quem apoiar, se uma candidatura própria ou algum dos pré-candidatos que dominam o cenário das pesquisas. Entretanto, um dos caciques da legenda, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) já parece convencido de que a melhor escolha seria apoiar o ex-presidiário Lula (PT).

Em uma entrevista concedida por Renan para a edição desta semana da revista Veja, o emedebista afirmou que Lula é o único nome “para fazer o enfrentamento” contra o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar ainda disse que ao menos 14 diretórios da sigla devem preferir apoiar a candidatura do petista.

“Para fazer o enfrentamento do Bolsonaro, tem que ser com a candidatura do Lula. Não tem nada em segredo. Temos 14 diretórios cujas lideranças preferirão Lula, lideranças que têm projeto de poder estadual, têm governo, têm prefeituras de capitais e têm uma grande quantidade de prefeituras nos municípios”, declarou.

Questionado sobre a candidatura de Tebet, Calheiros demonstrou relativo pessimismo com o nome. De acordo com ele, caso a parlamentar não consiga avançar nas pesquisas nos próximos meses, o melhor para a sigla seria apoiar Lula para não “ter um Meirelles 2”.

“A Simone indiscutivelmente é uma grande senadora, um quadro respeitável, mas, se ela não mexer na fotografia das pesquisas, é melhor apoiar o Lula. Essa eleição tem um significado único: apoiar o Lula ou não ter candidato. Não podemos ter um Meirelles 2”, completou.

COMPARTILHAR