Decisão é consequência do tapa que o ator deu no rosto do humorista Chris Rock
Will Smith anunciou nesta sexta-feira, 1º, sua renúncia como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A decisão é consequência do tapa que o ator deu no humorista Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar 2022.
Em comunicado enviado à revista Variety, Smith explicou suas razões.
“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris Rock, sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa.
Traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero pôr o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou renunciando à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão.”
A agressão
A confusão ocorreu depois de Rock dizer que Jada Pinkett, esposa de Smith, parece com G.I. Jane. É uma alusão à personagem de Demi Moore, no filme Até o Limite da Honra, que é completamente calva. Jada sofre de alopecia, uma doença autoimune que provoca queda de cabelo.
Smith caminhou até o palco, deu uma bofetada em Rock, voltou à plateia e gritou: “Tire o nome da minha esposa da porr* da sua boca”. No fim, Smith levou o prêmio de melhor ator.
As desculpas
Na última terça-feira, 29, Smith pediu desculpas a Chris Rock por tê-lo tapeado no rosto. “Eu estava fora da linha e estava errado”, disse, no Instagram. “Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.”