Bolsonaro é questionado por jornalistas sobre sanções do governo à Rússia

Presidente vem sendo “cobrado” por posição no conflito internacional

Em conversa com jornalistas neste sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre se o governo estuda alguma sanção contra a Rússia.

“Olha, qualquer medida nós vamos tomar via Itamaraty e os nossos representantes na ONU Organização das Nações Unidas. Tá (sic) aí uma boa pergunta”, comentou.

Bolsonaro reforçou que o Brasil segue com boa relação com a Rússia. Uma prova disso, segundo o chefe do Executivo, foi a decisão do país de continuar a vender fertilizantes para o Brasil. Neste sábado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarcou para o Canadá à procura de novos fornecedores de potássio e outros insumos para a agricultura doméstica.

O chefe do Executivo lembrou também que viajou para a Rússia pouco antes do início do conflito e que conversou por mais de duas horas com Putin sobre vários assuntos.

“O mais importante foi a questão dos fertilizantes. Nós votamos por duas vezes na ONU e está tudo bem entre nós e a Rússia. Tanto é que não existe qualquer barreira comercial no tocante a fertilizantes para nós aqui no Brasil”, assinalou.

O presidente comentou que o Brasil conseguiu até mesmo um empresário russo para comprar uma unidade de fabricação de ureia em Três Lagoas, no Mato Grosso Sul. As atividades locais estão indo “a todo o vapor”, conforme o presidente.

“Brevemente começará a produzir ureia aqui no Brasil também”, disse.

COMPARTILHAR