‘Viemos ajudar’, dizem ex-militares brasileiros que lutam na Ucrânia

Dois ex-militares brasileiros que se solidarizaram com os ucranianos, lutam atualmente na guerra e têm compartilhado com seus seguidores a rotina como combatentes. Naturais de São Paulo e Pernambuco, respectivamente, André Kirvaitis e Leanderson Paulino têm 27 anos e se voluntariaram na tropa Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, formada por 20 mil militares estrangeiros.

“A gente veio para ajudar a Ucrânia, porque os outros países não estão fazendo nada. Não tem como deixar o povo à mercê de ser invadido por outro país”, explicou Kirvaitis

Os combatentes fazem parte de uma unidade especial, que inclui ainda outro militar brasileiro e dois portugueses.

Paulino foi convidado para fazer parte de uma tropa especial e não está mais como um militar convencional. No pelotão dele, existem militares de várias nacionalidades que já operaram no Afeganistão, Iraque e Síria.

Embora brasileiros, Kirvaitis e Paulino possuem residência fixa na Europa. Nas redes sociais, eles postam fotos e vídeos fardados, mostram seus equipamentos e a rotina no alojamento onde se encontram.

“Tem sempre uma forma de ajudar, com doações, postando alguma coisa na internet ou fazendo manifestação para essa guerra acabar”, acrescentou Kirvaitis, fazendo um apelo em favor da Ucrânia.

Com informações do Pleno News

COMPARTILHAR