Em discurso, Biden chama ucranianos de ‘iranianos’

Vice-presidente Kamala Harris ficou constrangida

Durante o tradicional pronunciamento sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden cometeu uma gafe. Ao discorrer sobre os ataques da Rússia contra a Ucrânia, o democrata referiu-se aos ucranianos como “iranianos”.

“Putin pode cercar Kiev (a capital da Ucrânia) com tanques, mas nunca conquistará os corações e almas do povo iraniano”, disse Biden. O erro foi percebido pela vice-presidente Kamala Harris, visivelmente constrangida.

Biden fecha espaço aéreo

O democrata anunciou que vai fechar o espaço aéreo dos EUA para aviões russos. “Nos juntaremos aos nossos aliados, isolando ainda mais a Rússia”, disse, ao mencionar que a Casa Branca aplicará mais sanções contra o regime do presidente Vladimir Putin. O presidente reiterou que não pretende enviar tropas militares para a Ucrânia, mas sim para países que são membros da Otan.

Ataques russos à Ucrânia chegam ao sétimo dia

O governo da Rússia informou hoje que tomou Kherson. A cidade ucraniana fica a 570 quilômetros da capital Kiev. “Divisões das Forças Armadas assumiram o controle total do centro regional de Kherson”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, em um pronunciamento.

“As negociações continuam com o comando russo e a administração local para resolver questões relacionadas à operação das instalações de infraestrutura social, bem como para garantir a ordem e a segurança da população”, disse Konashenkov. O conflito entre a Ucrânia e a Rússia chegou ao sétimo dia.

COMPARTILHAR