A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, subiu o tom com o Ocidente nesta sexta-feira, 25. Segundo a diplomata, se a Finlândia e a Suécia decidirem apoiar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), haverá uma “resposta séria” por parte de Moscou.
“Essa decisão teria sérias consequências militares e políticas, que obrigariam o nosso país a dar uma resposta recíproca”, declarou Maria, em entrevista coletiva, ao mencionar que Putin está evitando a “Terceira Guerra Mundial”.
A página oficial das relações diplomáticas da Rússia endossou a fala da porta-voz. O perfil informou considerar o não alinhamento dos países como um “fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa.” Tanto a Finlândia como a Suécia não são membros da Otan.
Segundo dia de ataques da Rússia à capital da Ucrânia
A Rússia deu continuidade aos ataques à Ucrânia nesta sexta-feira, 25. O alvo dos ataques: o centro da capital, Kiev. Conforme relatos de moradores nas redes sociais, prédios da cidade foram abalados por explosões.
Os bombardeios começaram por volta das 5 horas — meia-noite, em Brasília —, informou a agência de notícias Interfax-Ucrânia. Autoridades ucranianas comunicaram hoje que esperam pelo “dia mais difícil da guerra”.