Herdeiros poderão resgatar dinheiro ‘esquecido’ de familiares falecidos; veja o que fazer

Haverá procedimentos diferentes para retirada do recursos nesses casos

Herdeiros poderão retirar dinheiro ‘esquecido’ em bancos daqueles parentes que morreram (ler abaixo quem tem direito). O Sistema de Valore a Receber (SVR) do Banco Central retomou, na segunda-feira (14), para a consulta de saldos, mas os recursos só estarão disponíveis a partir de 7 de março.

No caso de pessoas que receberão por parentes falecidos, a instituição ainda divulgará os detalhes. Haverá procedimentos diferentes para esses casos.

No entanto, se você já tiver os dados do familiar ou empresa em mãos, já poderá realizar uma busca para saber se há saldo, como ocorre na consulta em outras situações (ver passo a passo abaixo).

Quem poderá receber o dinheiro

Segundo o Banco Central, poderão receber terceiros legalmente autorizados. São eles:
Procurador;
Tutor;
Curador;
Herdeiro;
Inventariante ou responsável por menor não emancipado.

Ao todo, há R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos. Os valores foram divididos em duas fases, com início nos meses de fevereiro e maio. Nesta primeira etapa da consulta, o total de dinheiro esquecido é de R$ 3,9 bi, considerando os valores das seguintes origens:

Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;

Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;

Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Fonte: Diário do Nordeste

COMPARTILHAR