Contando com a vitória nas próximas eleições, Ciro diz que vai abrir mão da reeleição

O ex-ministro e pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta terça-feira (15) que irá abrir mão da reeleição, caso ganhe o pleito deste ano. Segundo ele, essa seria uma forma de evitar o jogo de interesses no governo federal.

“Se a gente repetir o mesmo modelo de organização da economia e o mesmo jeito de fazer política, a crise brasileira vai nos levar para o fundo do poço”, disse Ciro, em entrevista à Rádio CBN Recife.

“Eu vou fazer, porque ninguém confessa e os políticos não falam, mas hoje em dia quando elegem um cidadão, aqueles que querem o lugar do cidadão de presidente, ou na situação ou na oposição, trabalham diuturnamente para ele não acertar a mão. Porque se ele acertar a mão, ele vai ser reeleito. Então eu vou abrir mão da minha própria reeleição em troca da reforma para o país”, completou.

Para o pedetista, a eleição deve ser sobre propostas e ele irá apresentar todas as suas ideias durante o pleito. Já os primeiros 6 meses seria de negociação com o Congresso e com os poderes Executivos dos Estados para essa reforma geral da economia e da política.

“Eu vou negociar com os políticos que o povo eleger”, disse Ciro. “Porém, eu não vou negociar dentro de gabinete trancado em Brasília, que é onde o toma lá, dá cá e a roubalheira imperam.”

Ciro afirmou que irá fazer um novo pacto federativo com os prefeitos e governadores para o pagamento da dívida pública dos Estados e Municípios com a União. Esse acordo seria parte de uma reforma do modelo econômico no Brasil. Caso o Congresso resista a essa reforma, o pedetista afirma que irá realizar um plebiscito.

Você acredita em pesquisa eleitoral? Segundo os ‘institutos’ e a mídia, Bolsonaro perdia para todos no segundo turno em 2018

COMPARTILHAR