O chefe do Departamento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, explicou, nesta terça-feira, 15, como os usuários podem resgatar o “dinheiro esquecido” pelo Sistema Valores a Receber e disse que o pagamento deve chegar às pessoas em até 12 dias úteis após a solicitação.
“Nós vamos possibilitar a opção de resgate via Pix, e após a escolha da pessoa, esse dinheiro vai chegar na conta dela em até 12 dias úteis”, disse.
Vale ressaltar que ter uma conta no site do governo não é obrigatório na consulta inicial, que já pode ser feita, apenas no momento da verificação dos valores a receber e para solicitar a transferência do dinheiro.
“Com login e essa senha, o usuário voltará [ao site valoresareceber.bcb.gov.br. ] na data indicada na sua consulta inicial, a partir de 7 de março, para fazer o pedido de resgate. Ele verá uma tela, como em qualquer sistema, na qual vai digitar o CPF e a senha, obtida pelo gov.br. O sistema é bastante intuitivo, vai ter o nome da instituição onde está o recurso e um local para escolher o método de transferência”, acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de resgate de dinheiro de pessoas falecidas por familiares, Eduardo Gomes disse que essa opção já existe, sendo necessário o CPF e a data de nascimento do falecido. No entanto, ele declarou que o BC estuda a viabilidade jurídica e técnica para dar mais informações ao herdeiro.