EUA vão usar robôs para patrulhar a fronteira

O cão-robô pesa cerca de 45 quilos e pode ser equipado com câmeras, sensores e até um rifle para ser operado remotamente

Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou que testará robôs quadrúpedes, que lembram cachorros-robôs, como patrulheiros na fronteira do país com o México.

De acordo com o site da agência, o dispositivo vai apoiar os agentes que atuam na região sul do país.

Segundo o DHS, o objetivo dos testes com os robôs é facilitar o patrulhamento da fronteira dos EUA.

“Assim como em qualquer lugar, vocês têm os crimes-padrões, mas ao longo da fronteira pode ter tráfico de seres humanos, de drogas, assim como outros contrabandos”, destacou o agente Brett Becker.

O robô desenvolvido pela empresa Ghost Robotics pesa cerca de 45 quilos e pode ser equipado com diferentes apetrechos, como câmeras e sensores.

Uma das configurações do robô, inclusive, permite a instalação de um rifle de precisão com alcance de mais de 1 quilômetro. A arma, que pode ser controlada remotamente, não deve estar presente nos robôs de teste da agência dos EUA.

O robô tem configuração com câmeras com visão noturna e é capaz de andar em terrenos onde equipamentos com rodas encontrariam dificuldade. Outra funcionalidade do dispositivo da Ghost Robotics é a capacidade de seguir rotas predeterminadas e, ainda assim, conseguir desviar de objetos pelo caminho.

COMPARTILHAR