Cabo submarino vindo de Portugal é ancorado em Fortaleza

Um cabo submarino vindo da cidade de Sines, em Portugal, foi ancorado na Praia do Futuro, em Fortaleza, nesta quinta-feira (11). O equipamento da empresa Ella Link suporta mais de 100 terabits e também passou por Lisboa, em Portugal, Madri, na Espanha, e Marselha, na França. Existe a possibilidade de também ser expandido até a Guiana Francesa.

Agora já são 14 cabos submarinos instalados na capital cearense, o que faz da cidade um dos maiores entroncamentos de telecomunicação do mundo.

“O Brasil é um dos países que mais produz dados no mundo, e com o 5G nós teremos um aumento ainda maior. Então, nós precisamos de escoamento”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em dezembro de 2020.

Entenda a importância dos cabos submarinos

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de cabos submarinos. Eles são usados em trechos de mar para ligar estações terrestres e, assim, transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Para isso, são instalados no assoalho oceânico.

Esses cabos recebem proteção mecânica adicional para que sejam instalados sob a água: normalmente, têm interior de aço e isolamento especial. Eles podem ser metálicos, coaxiais ou ópticos — os mais utilizados atualmente.

Com informações do Diário do Nordeste

COMPARTILHAR