Questões logísticas relacionadas ao funcionamento desses equipamentos já estão na agenda do Ministério das Comunicações
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (28) que autorizou o direito de exploração de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk.
Com a concessão, todo o território nacional passará a receber o serviço de satélite da empresa de Musk, considerado o homem mais rico do planeta.
A garantia de atuação em solos brasileiros estara em vigor até 2027.
Em nota, a Anatel explica que os serviços de banda larga poderão ser realizados por empresas que estejam autorizadas a contratar capacidade da rede de satélites.
Ainda há, inclusive, a possibilidade do grupo econômico obter êxito para ingressar nesse mercado.
“É do interesse da empresa o provimento do acesso à internet para cliente distribuídos em todo o território brasileiro, o que certamente será bastante oportuno para escolas, hospitais e outros estabelecimentos localizados em áreas rurais e remotas”, apontou o conselheiro e presidente interino da agência, Emmanoel Campelo.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve nos Estados Unidos com a missão de estabelecer vínculos em prol do avanço da tecnologia no Brasil. Primeiro, Faria esteve na sede da Spacex, em Hawthorne, na Califórnia.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro mostra imagens da empresa e conta que esteve com a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, para discutir a colaboração entre a empresa norte-americana e o Brasil.
“Convidamos a SpaceX/StarLink para vir ao Brasil, para conectarmos todas as escolas rurais do país e utilizarmos a tecnologia e capilaridade que eles têm em satélites, para preservarmos Amazônia”, escreveu o ministro.
“Em breve, Elon Musk estará no Brasil para conectarmos as escolas rurais e proteger a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink. A gente, no @governodobrasil, não tem otimismo e não tem pessimismo; a gente faz acontecer!!! Eu acredito no Brasil!”, celebrou o ministro.