O vereador Ivan Morais, do PSOL de Recife, apresentou projeto de lei para abolir as datas comemorativas em torno das homenagens aos pais e mães pernambucanos.
O parlamentar alega que há muitos formatos de família e que, por isso, não poderia ser contemplada apenas uma.
Em substituição aos pais e mães, o psolista sugere que seja criado o “Dia de Quem Cuida de Mim” com adesão total de todas as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.
A colega do psolista, Michelle Collins (PP), que é missionária em igreja evangélica, rebateu o PL de Morais e disse que “pai e mãe precisam ser lembrados”.
“O pai e a mãe são os elos de uma família e precisam ser lembrados nas escolas. Sabemos que muitas crianças perderam os pais, mas o sentimento continua o mesmo. E, quando não há pais, há aqueles que fazem esse papel e são como pais e mães. Não deve haver essa distinção”, afirmou.
A líder religiosa é autora de outro projeto de lei que prevê a valorização da família. O nosso objetivo é agregar valor às referências emotivas dos pais no convívio escolar. Pois, acreditamos que seja uma das principais funções das nossas unidades educacionais. Ou seja: aproximar os pais dos filhos”, concluiu.