É o quarto lançamento teste do regime norte-coreano neste mês
O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul informou neste domingo (16) que detectou o lançamento de um projétil não identificado da Coreia do Norte em direção ao Mar do Japão, o quarto teste do regime norte-coreano neste mês.
O comunicado do Exército sul-coreano não deu mais detalhes sobre o projétil. Já a Guarda Costeira do Japão disse que pode ser um míssil balístico. As forças armadas sul-coreanas e as japonesas analisam neste momento o lançamento para obter mais esclarecimentos.
Este é o quarto lançamento deste tipo em janeiro, depois de terem sido disparados mísseis hipersônicos, nos dias 5 e 11, e lançados dois mísseis guiados de um trem, no dia 14, após a Coreia do Norte ameaçar responder “mais fortemente” às novas sanções dos Estados Unidos contra os norte-coreanos.
Os EUA aprovaram na semana passada sanções contra cidadãos norte-coreanos acusados de fornecer materiais e tecnologia para o programa de armamento do regime pelo exterior. A Coreia do Norte respondeu com um terceiro e com um quarto lançamento de projéteis hoje.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse na semana passada que Washington está pressionando o Conselho de Segurança para impor sanções adicionais à Coreia do Norte como punição por todos os lançamentos que a nação tem realizado desde setembro do ano passado.
Washington acredita que a Coreia do Norte utilizou mísseis balísticos nestes testes, violando as resoluções de sanções aprovadas desde 2006 para punir o programa de armamento do regime norte-coreano.
Em mensagem exibida no Ano Novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, evitou enviar um recado aos EUA e garantiu que a prioridade do regime é a economia nacional e o reforço da defesa do país.
O próprio Kim rejeitou no ano passado as ofertas dos EUA de tentar retomar o diálogo sobre a desnuclearização, que está paralisado desde 2019.