Cinco policiais cercaram Rebecca e a levaram para a delegacia
Uma mulher de 46 anos chamada Rebecca foi presa em Queensland, Estado australiano, por não ter mostrado o passaporte da vacina. Na quarta-feira 12, cinco agentes tiraram a mulher de um café e a levaram direto para a delegacia.
O dono do estabelecimento, Matt Straight, registrou a cena. Tudo começou depois de a polícia entrar no comércio para verificar se os clientes estavam vacinados. Rebecca disse que daria seu nome e endereço, menos o passaporte.
Nesse momento, os agentes levaram a mulher para fora e deram voz de prisão. “Vocês não podem me prender”, disse Rebecca no vídeo que circula nas redes sociais, enquanto os policiais tentam colocá-la em um camburão.
Nas imagens, é possível escutar as pessoas ao redor pedindo para os policiais deixarem a mulher em paz. Ao site local news.com, a polícia disse que Rebecca se negou a prestar informações pessoais aos agentes.
Contudo, também ao site, o dono do bar desmentiu a polícia. Segundo Matt Straight, houve abuso de autoridade. “A lei determina que você pode ser convidado a deixar um local, o que Rebecca fez voluntariamente”, relatou.
“O fato de ela não fornecer seus registros médicos assim que saiu do café não é motivo para prender”, afirmou Matt Straight. Rebecca ficou presa por duras horas, foi multada em US$ 1,3 mil e prestará depoimento em um tribunal.
Passaporte da vacina
O documento é exigido nos estabelecimentos australianos. A pessoa pode exibir o seu status de vacinação por vários meios, entre eles, um aplicativo chamado Check in Qld. Desde 17 de dezembro do ano passado, pessoas não vacinadas estão proibidas de frequentar bares e restaurantes em Queensland.