O deputado federal Carlos Jordy usou as redes sociais nesta terça-feira (28) para se manifestar contra uma festa realizada na cadeia pública de Goiana, em Pernambuco. A celebração, que foi filmada até por detentos, teve show com MC e dançarinas rebolando.
“Festa com MC e mulheres rebolando até o chão. Não foi em um baile funk, foi numa cadeia em Pernambuco. Quem gravou? Os próprios presos. Nosso sistema penitenciário é uma piada!”, protestou o parlamentar.
O caso aconteceu na última sexta-feira (24), segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Um servidor público foi afastado, e três detentos deverão ser transferidos, de acordo com uma nota da Seres.
A cadeia, localizada na Rua Barro Vermelho, no Centro de Goiana, abriga 105 homens, segundo informações do portal G1.
Imagens da festa foram registradas em um vídeo que circulou nas redes sociais. Logo no início da gravação, é possível ver uma mulher com top e short rebolando “até o chão”. Detentos sem máscara e com celulares na mão gravam a cena.
A Seres também informou, em nota, que foi marcada uma inspeção no local para esta terça-feira (28), “para apreensão de materiais ilícitos”.
Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) disse que “determinou a instauração de inquérito policial e também de investigação na esfera disciplinar para apurar os fatos”.
Também em nota, o Sindicato de Policiais Penais de Pernambuco repudiou o episódio, afirmando que o caso “demonstra a fragilidade da Segurança de estabelecimentos penais”.