Biden reconhece mérito de Trump pela vacina: ‘Graças à gestão anterior’

Republicano disse que ficou ‘surpreso’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agradeceu o antecessor Donald Trump por disponibilizar as vacinas contra a covid-19 para os EUA. “Graças à administração anterior e à nossa comunidade científica, a América é um dos primeiros países a obter a vacina”, disse Biden, na terça-feira 21.

Em uma entrevista à emissora Fox News, concedida horas depois, Trump disse que ficou “surpreso” com o reconhecimento. “Acho que foi uma coisa fantástica e acho que deixou muitas pessoas felizes”, declarou. “Acho que ele fez algo muito bom. Você sabe, tem que ser um processo de cura neste país”.

No ano passado, Trump criou a Operação Warp Speed, uma parceria público-privada para fomentar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. Ainda durante sua administração, a “Anvisa” dos EUA aprovou o uso emergencial das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

“Quando surgimos com essas vacinas incríveis, fizemos um trabalho tremendo e nunca devemos menosprezá-las”, afirmou Trump. “Devemos estar muito felizes com isso, porque todos nós salvamos milhões e milhões de vidas em todo o mundo”, lembrou o republicano, durante a entrevista.

O ex-presidente afirmou ainda que, apesar de discordar dos passaportes sanitários, é importante convencer o público a se vacinar — e que a obrigação pode ser um obstáculo nesse sentido.

COMPARTILHAR