Um hidroavião elétrico que pode flutuar e atracar como barcos, mas também decolar e voar acima da água, está em vias de ser testado para transporte comercial oferecendo, além de conforto e agilidade, segurança para poder ser operado em portos lotados. A cidade de Tampa, com seu grande porto e estuário natural que corre ao longo do Golfo do México, na Flórida/EUA, foi o local escolhido para os testes da aeronave desenvolvida pela Regent, empresa americana sediada em Boston.
O planador-marinho (seaglider) apresenta características dos sistemas de navegação de uma aeronave, com a conveniência, manobrabilidade e acessibilidade de um barco. Além disso, sua propulsão é resultado de um processo livre de emissões, em linha com a sustentabilidade necessária dos dias atuais.
Já Tampa oferece ótima infraestrutura de docas, clima ameno e apoio das autoridades locais. A prefeita Jane Castor mostra entusiasmo, afirmando que sua cidade será uma das primeiras rotas costeiras servidas por planadores-marinhos em 2025. Um pequeno vídeo da Regent traz um pouco do que pretende com seu hidroavião elétrico.