Beneficiários do programa Auxílio Brasil poderão fazer ao longo dos anos de 2021 e 2022 o curso de Microempreendedor Individual (MEI), oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania. O curso será ofertado em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com 39 mil vagas presenciais.
Neste momento, o MEC anunciou que as inscrições já estão abertas nos institutos federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí (IFPI). Em Maceió, 800 vagas foram disponibilizadas. De forma geral, para concorrer a uma das vagas, é necessário ter 18 anos ou mais; ensino fundamental completo e preencher corretamente o formulário online que será disponibilizado por cada instiruição conforme o curso estiver sendo oferecido nas cidades.
No entanto, é preciso estar atento que a escolha para as vagas será feita aleatoriamente por meio de um sistema matemático. Além disso, todas as instituições pedem comprovante de residência, de estudos e de recebimento do Auxílio Brasil, estes documentos devem ser apresentados no ato de efetivação da matrícula.