Paulo Freire é declarado Patrono da Educação de Niterói, RJ

Projeto é de autoria de um vereador do PSOL

Nesta terça-feira (21), o educador de ‘extrema esquerda’ Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Niteroiense. Isto ocorreu após a sansão de um projeto de Lei do vereador Professor Tulio (PSOL) pelo prefeito Axel Grael (PDT).

A medida foi criticada pelo deputado Carlos Jordy (PSL), que foi às redes sociais chamar o prefeito da cidade de “imbecilizado”. Por meio de uma publicação do Instagram, Jordy disse que “Niterói não merece esse prefeito vermelho com sua base de vereadores puxa-sacos”.

Jordy disse ainda que o projeto representa “o símbolo do fracasso da educação brasileira sendo [Paulo Freire] nomeado patrono da educação da cidade”, o que demonstraria “o quão imbecilizado é nosso gestor municipal”.

Pernambucano, Paulo Freire nasceu em 1921 e ficou conhecido por ter criado, na década de 60, um método de alfabetização que ele aplicou entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

A cidade de Niterói realizou durante o ano diversas atividades em comemoração ao centenário de Paulo Freire, que foi declarado Patrono da Educação Brasileira em 2012, após a então presidente Dilma sancionar projeto de Lei da deputada Luiza Erundina (PSOL), que na época estava no PSB.

COMPARTILHAR