Em conversa com apoiadores na noite desta sexta-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos. Segundo o presidente, lockdown só serve para “transformar os pobres em mais pobres”.
“Se estivesse o PT no comando do Brasil, pode ter certeza, o país estaria todo fechado. Até a desacredita OMS diz que o lockdown não funciona. E só serve para uma coisa só: transformar os pobres em mais pobres. Essa história do ‘fique em casa’, para quem tem dinheiro, tudo bem. O pessoal aí muitas vezes trabalha hoje para comer amanhã. Eu falei ontem (04) o que é atividade essencial, mandei preparar um projeto nesse sentido, a Câmara que vai decidir. Atividade essencial é toda aquela necessária para o chefe de família levar o pão para casa. Por exemplo, o cara que é encanador e não é [trabalhador] essencial, ele vai levar o quê para casa?” — destacou Bolsonaro
“Auxílio Emergencial é endividamento do Estado, não tem como durar a vida toda. Lá atrás era quase 50 bilhões de reais por mês quando era [parcelas de] 600 reais. Agora fizemos um acordo, em torno de 42 bilhões de reais, para [pagar] mais 4 parcelas de, em média, 250 reais. […] É pouco? Eu preferia ter isso aí do quer não ter nada” — apontou.