“Não entendi nada, o partido sempre foi contra”, destacou presidente da sigla
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, demonstrou insatisfação com a decisão da maioria dos senadores da sigla de votarem a favor da PEC dos Precatórios. Segundo informou a CNN, ela irá conversar com os parlamentares e avaliar se o partido emitirá uma nota sobre o caso.
“Não entendi nada. O partido sempre foi contra”, destacou Gleisi.
De acordo com a dirigente do partido, o PT se opõe à PEC por encará-la como um “calote” nas determinações judiciais para o pagamento de dívidas do governo.
Gleisi nega que a posição contrária tenha a ver com o Auxílio Brasil de R$ 400, que será viabilizado por meio da aprovação da emenda e deverá impulsionar a campanha do presidente Jair Bolsonaro.
Ela afirma ainda que o valor a ser economizado com a aprovação da proposta é três vezes maior ao necessário para o programa social. Em sua avaliação, “boa parte vai virar emenda de relator”.
Diferente da votação ocorrida na Câmara dos Deputados, onde parlamentares petistas rejeitaram a proposta, no Senado, cinco dos seis senadores do PT votaram à favor da PEC, no primeiro turno, com uma abstenção. Já no segundo turno de votação, foram quatro pareceres favoráveis, uma abstenção e uma ausência.
Para Gleisi, as alterações no texto não foram suficientes para justificar uma mudança de posicionamento do partido em relação ao texto.