Datena desiste do PSD e apoiará Rodrigo Garcia em SP

Apresentador de TV agora deve ser candidato ao Senado na chapa liderada pelo tucano João Doria à Presidência da República

Em mais uma mudança de planos eleitorais, o apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, desistiu de se filiar ao PSD e apoiará a candidatura de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo de São Paulo em 2022. As informações são do jornal O Globo.

Em uma reunião envolvendo Datena, Garcia e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (hoje secretário do governo Doria), o apresentador teria sido convidado a integrar a chapa tucana, possivelmente com uma candidatura ao Senado. Ele apoiaria Doria como candidato à Presidência da República.

“Fui convidado para um cargo majoritário. Qual é, não sei. Minha intenção é pelo Senado, mas temos um grande quadro que é o José Serra. Mas aceitei o convite, mesmo porque sou um dos mais críticos ao governo de São Paulo”, afirmou Datena.

“A partir do momento em que o candidato à Presidência do partido e o candidato ao governo me chamam, é porque entendem que parte das críticas que faço são pertinentes e posso apresentar propostas para ajudar o Estado e o Brasil”, completou o apresentador.

Em viagem a Nova Iorque, Doria confirmou o convite, mas não revelou qual será o cargo ao qual Datena vai concorrer.

“Sobre posições, ainda temos que evoluir um pouco mais, mas ele é bem-vindo. É um apoio importante, uma pessoa que tem prestígio, força popular, credibilidade, e percebo agora que ele está determinado”, disse o tucano. “Não vejo nenhuma hipótese de o Datena, como aconteceu circunstancialmente em 2016 e 2018, não avançar para as eleições de 2022.”

Idas e vindas

Datena, que se filiou ao PSL em julho depois de passar pelo MDB, vinha sendo apresentado como provável nome da legenda na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. As negociações em torno da fusão entre PSL e DEM, no entanto, esfriaram a eventual candidatura do apresentador.

Depois de sair do PSL, o apresentador encaminhou um acordo para se transferir ao PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, mas acabou desistindo diante dos rumores de que o ex-governador Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) poderia se filiar à legenda e terminar como candidato a vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No início de outubro, Datena chegou a se reunir até com o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes. O nome do jornalista também foi especulado como possível candidato a vice na chapa de Ciro. Eles estiveram juntos em um jantar em São Paulo.

COMPARTILHAR