“O Brasil realmente vai se transformar num canteiro de obras com o que está sendo plantado hoje”, reforçou o Ministro
Com o objetivo de fomentar a expansão e modernização da malha ferroviária, aumentar a competição modal, reduzir custos aos usuários e maximizar os benefícios gerados à sociedade, o deputado federal Vitor Hugo (PSL) e o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, discutiram com prefeitos, vereadores e representantes dos municípios goianos, a importância da reformulação do “Novo Marco Regulatório”. O Marco Legal das Ferrovias é um conjunto de ações para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário, reduzir a burocracia para construção de novas ferrovias e inovar no aproveitamento dos trechos ociosos, na prestação do serviço de transporte ferroviário.
A audiência pública aconteceu nesta segunda-feira, 29, no auditório da Unievangélica, em Anápolis. Durante o evento, Tarcísio de Freitas explicou sobre os investimentos na área e lembrou que os trâmites burocráticos requerem tempo. Segundo ele, “mais de R$1 trilhão foram contratados pela iniciativa privada. Isso significa que nos próximos anos o Brasil vai se transformar num grande canteiro de obras. Porque tem tempo de maturação desses projetos, para que as obras advindas destes contratos comecem a se materializar”, disse.
“O Brasil realmente vai se transformar num canteiro de obras com o que está sendo plantado hoje”, reforçou o Ministro ao mencionar a importância do planejamento a longo prazo. Para ele, “o investimento mais pesado começa no terceiro ano da concessão. A partir da publicação da Medida Provisória 1065/21, nós já recebemos cerca de 30 pedidos para criação de novas ferrovias, ou seja, a construção de mais 9.000 km e um investimento que já supera R$ 120 bilhões”.
O deputado federal Vitor Hugo destacou a importância de discutir um tema tão relevante para fomentar a economia do Brasil. “Anápolis é o núcleo da estrutura logística do País. Aqui temos as três BRs, – 414, 060, 153, além do aeroporto de cargas, a Ferrovia Norte-Sul e Centro Atlântica e tantas obras importantíssimas. O parlamentar lembrou que o novo Marco Regulatório é uma forma de trazer segurança jurídica aos empresários interessados em investir no mercado.
Prefeitos, vereadores, secretários participaram do evento que contou com a presença do diretor presidente da Valec, André Kuhn; o Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fábio Rogério; Diretor do Departamento Ferroviários da Secretaria Nacional de Transportes, Ismael Trinks; o presidente da Associação Empreendedoras Comerciais, Industriais de Serviços de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (FASCIEST), Rubens Filetti; o presidente do Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (COMDEFESA), Anastácio Apóstolos; o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás, Lamartine Moreira Júnior; o presidente da Associação Comercial e industrial de Anápolis (ACIA), Alvaro Dantas Maia; o reitor da Unievangélica, Carlos Mendes entre outros.