Casos graves de Covid-19 podem ser causados pelo envelhecimento do sistema imunológico. Um estudo analisou amostras de sangue de pacientes internados com a doença e encontrou exaustão e envelhecimento em células de defesa.
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os cientistas afirmam que os dados coletados mostram perda da capacidade de resposta das células de defesa conhecidas como linfócitos T em casos de Covid-19 grave, o que pode facilitar infecções secundárias e reinfecções.
“Nos pacientes com Covid-19 grave, observamos que os linfócitos T CD4 [auxiliares] estão em estágio final de diferenciação, apresentando marcadores de exaustão e senescência no sistema imunológico. São células que perderam a capacidade de expansão clonal, ou seja, não vão se multiplicar ao entrar em contato com as proteínas virais e não vão conseguir comandar uma resposta imunitária eficiente”, afirma o imunologista”, afirma o pesquisador do do Instituto Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Alexandre Morrot, líder do estudo.