Fiasco das prévias do PSDB

Eleição no domingo teve problemas e foi suspensa após falha em aplicativo de votação

Após um domingo confuso e que acabou não definindo o resultado das prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para a escolha de quem será o candidato da sigla na disputa presidencial de 2022, lideranças da legenda tucana se reúnem nesta segunda-feira (22), a partir das 14h, para definir qual será o futuro da votação.

Iniciada na manhã deste domingo (21), a eleição foi paralisada após uma falha no aplicativo que impediu que diversos filiados do partido votassem nos seus candidatos para disputar ao cargo de presidente, nas eleições de 2022. Os problemas ocorreram principalmente no momento do reconhecimento facial, que deveria ser feito por meio da plataforma virtual.

As campanhas do governador de São Paulo, João Doria, e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio defendem que o pleito seja retomado no próximo domingo, dia 28 de novembro. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, argumenta que, caso seja possível, as prévias deveriam ser retomadas em um prazo de 48 horas.

Em entrevista concedida à CNN Brasil, o presidente da legenda, Bruno Araújo, afirmou que o parecer técnico sobre a falha do aplicativo poderá ser apresentado ainda na tarde desta segunda e que, de acordo com o que for verificado, será definido o futuro da votação.

“Haverá parecer técnico dos representantes dos candidatos sobre o real status e diagnóstico do aplicativo para entender qual é o tempo de resolução. Se for de curtíssimo prazo, a ideia é [de] que seja disponibilizado praticamente imediatamente para o filiado. Se a posição for outra, as campanhas vão ter de dialogar para saber como vamos fechar essa parte, para fechar o resultado”, disse.

COMPARTILHAR