Conservador lidera pesquisas para presidente do Chile neste domingo

José Antonio Kast é o candidato do Partido Republicano a presidente do Chile

Os eleitores do Chile vão às urnas neste domingo (21) para escolher o sucessor do atual presidente Sebastián Piñera, que na segunda-feira (16), uma tentativa de impeachment finalmente foi rejeitada pelo Senado. Sete candidatos disputam o cargo, e os dois mais votados irão ao segundo turno, em 19 de dezembro.

As pesquisas de intenção de voto apontam o conservador José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric como possíveis adversários no segundo turno. O voto no Chile não é obrigatório.

Advogado de 55 anos, candidato do Partido Republicano, Kast não fala mal do regime do general Augusto Pinochet e já fez elogios públicos ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e ao ex-presidente americano Donald Trump.

Já o deputado Gabriel Boric é candidato da Apruebo Dignidad, aliança entre a Frente Ampla e o Partido Comunista do Chile. Tem apenas 35 anos, idade mínima para ser presidente.

Boric tem apoio do Partido Comunista do Chile

Se houve alguma mudança de cenário nas últimas duas semanas, elas não serão captadas: a lei chilena proíbe divulgar levantamentos de intenção de voto nos 15 dias que antecedem o pleito.

Fonte: Diário do Poder

COMPARTILHAR